22 de abril de 2011

Marketing Estratégico



Chris Brogan publicou em seu blog uma lista contendo métricas poderosas para medir o retorno sobre a presença das corporações nas novas mídias.







As 8 perguntas 

1. Como podemos encher o seu funil de vendas? 

2. Como podemos aprimorar o engajamento? 

3. Como podemos melhorar a exposição e o alcance? 

4. Como é que vamos dar apoio para a comunidade interagir? 

5. Como podemos aumentar as vendas da comunidade? 

6. Como podemos construir uma voz e gerar novas idéias? 

7. Como podemos reduzir suas experiências off-line com a presença on-line? 

8. Como estamos caminhando no ambiente da tecnologia móvel? 

Para Brogan, essas perguntas nem sempre serão alinhadas com o que os clientes estão procurando, mas elas sempre começam a conversa, no sentido de encontrar objetivos que nortearão os primeiros passos a serem dados. 

O que buscar em cada trabalho? 

· Medida (dashboard) 

· Métodos (abordagem) 

· Materiais (as pessoas e recursos digitais) 

· Banco de dados (estamos cultivando o banco de dados de clientes?) 

· Esforço (o que entra no projeto) 

· Educação (nós nunca damos peixes às pessoas, ensinamos a pescar) 

· Interfaces (quais partes do negócio podemos tocar) 

· Crise (se algo dá errado, então o que fazer?) 

· Profundamente das conexões (nós podemos construir algo além do marketing?) 

Medidas 

É preciso olhar para cada projeto de forma exclusiva, para diferentes projetos são necessárias diferentes métricas. Isso depende dos objetivos e das estratégias usadas para se chegar lá. 

· % de conversação on-line (contra o concorrente). 

· % da melhoria de cobertura. 

· N º de novos assinantes / pessoas / compradores através de links de monitoramento. 

· N º de novos tópicos, comentários, conversas. 

· Nº das ações tomadas (por exemplo, em boletins de newsletter). 

· Aumento de $ por visitante, na média mensal. 

· Nº de conversões que resultam em vendas. 

· Visitantes únicos. 

Vale lembrar aos céticos de plantão que muitos viam a internet como uma promessa equivocada, e que os estudos de caso vão sendo feitos na medida em que as novas mídias vão sendo incorporadas aos negócios. Os riscos inerentes ao adotar a mídia social como ferramenta para alavancar a competitividade são reais, mas os benefícios também. 


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