4 de junho de 2011

Marketing Empresarial



As empresas hoje vem sofrendo uma concorrência jamais havida, com a crescente forma de divulgação é difícil conseguir atingir os seus clientes sem antes saber onde encontra-los. E é nas mídias sociais, que encontramos uma vasta gama de clientes para todos os tipos de empresas e nelas também que a grande maioria das empresas estão buscando seus clientes. 

Podemos citar como exemplo as empresas que anunciam descontos apenas para usuários de algumas redes sociais para os que são seus seguidores, assim eles conseguem aproximar o cliente e ainda assim demonstrar seus produtos, é uma técnica bastante funcional e que se expande a todo momento.

O Marketing é tão fundamental que não deveria ficar restrito ao departamento de uma empresa. A sua importância é tamanha que as ações de marketing afetam a própria estratégia empresarial.” (KOTLER; ARMSTRONG, 2003, p. 05)

O Marketing funciona como um radar e sua função é captar permanentemente as necessidades e os desejos dos clientes. É uma função de vital importância para a empresa tendo em vistas as constantes mudanças no comportamento do consumidor. A empresa que não tiver esta sintonia terá uma vida muito efêmera. Para entender o comportamento do consumidor as empresas precisam ter um sistema de marketing bem equipado, com pessoas bem treinadas e preparadas para que possam extrair do mercado as informações que realmente interessam para as empresas, sem que o sistema fique lotado de informações sem valor algum, pois “o excesso de informações pode ser tão prejudicial quanto a escassez” (KOTLER; ARMSTRONG, 2003, p. 8), para isso a empresa terá que escolher uma estratégia que corresponde a sua situação.

Não sabemos como será a evolução do Marketing com as constantes modificações no mercado, as inovações surgem a todo momento, cada vez mais o cliente consegue interagir olho no olho com as empresas e assim impor o que gostam, somos tratados como peças valiosas e isso ajuda muito qualquer tipo de mercado que esteja em expansão.


Daniele da Silva Firmino  24 anos – Usuária freqüente das redes sociais, blogueira, Técnica em Processamento de Dados pela Escola Estadual República, estudante Universitária em Design Gráfico e WebDesign pelas universidades Castelo Branco e Estácio de Sá no Rio de Janeiro, atualmente trabalha como Freelancer nas áreas de Web Design e Design Gráfico.




2 comentários:

  1. As redes sociais sem dúvida, não podem ser mais ignoradas...
    Quantas vezes antes de comprar um produto, eu olhei no orkut/facebook sobre clientes que ja compraram o produto pra saber como é...

    E quantas vezes comprei por propagandas que achei nas redes sociais tambem!

    Ótimo blog dani ^^
    bjs Fábio

    ResponderExcluir
  2. O Marketing Empresarial hojé é fundamental em minha opinião, ajuda e muito todo o aspecto de desenvolvimento de uma empresa de qualquer seguimento.

    A crescente idéia das Redes Sociais, trás um mercado competitivo e atraente para os clientes que buscam a melhor forma de adquirir produtos ou prestações de serviços.

    As empresas que antes ficavam impunes com reclamações pelo SAC que não atendiam seus clientes, hoje temos a oportunidade de estar entrando em contato através de redes sociais, da maneira mais simples possível o atendimento é feito até mesmo por celulares. Isso faz nós clientes ter uma grande voz dentro das empresas e abrir certa concorrência por melhor atendimento.

    Não sabemos se vamos evoluir para alguma outra funcionalidade que aproxime cada vez mais o clientes a suas empresas, da maneira que tudo está inovando podemos esperar tudo que melhore ainda mais o ramo empresarial, tanto para seus empresários quanto para os clientes.

    ResponderExcluir

 
Copyright © Propaganda e Marketing